O 8.º Seminário de Voluntários da Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia, realizado no dia 13 de maio, foi um sucesso. O tema central do evento foi “A importância do acolhimento ao paciente oncológico”. Dessa forma, todos os palestrantes abordaram assuntos ligados ao tema.
Para abrir os debates, o Coral da Afecc fez sua apresentação. Depois, entre os assuntos discutidos, o médico mastologista e professor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Ayrton, alertou sobre os cuidados com o meio ambiente e o câncer. Ele também chamou a atenção para a necessidade do pensamento positivo durante o tratamento da doença.
A vice-presidente da Afecc, Marilucia Dalla, apresentou os resultados obtidos em 2014 com o trabalho do voluntariado e dos programas sociais, voltados para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Do total de atendimento realizado no Hospital Santa Rita, 79,19%, ou seja, quase 80%, foram para os pacientes do SUS.
A Diretora das unidades ambulatoriais do Hospital, Weslene Vargas Moura, falou sobre a Política Nacional de Atenção Oncológica, explicando para os presentes o que o Santa Rita pode e não pode fazer.
Entre outros debates do dia, a consultora empresarial Fabiola Saquetto encerrou o evento com uma dinâmica intigulada "Fazendo a Diferença no Cuidado ao Paciente".
E para animar ainda mais o evento, Reinaldo Pires, do Programa Viva Sorrindo, foi a atração musical do dia. Todos levantaram e dançaram ao som de conhecidas e animadas músicas.
O Seminário foi na ArcelorMittal Tubarão, no período das 9h às 16h30.
Confira abaixo algumas imagens do evento.