A Afecc

O nosso amor se traduz em cuidar de você.

Nossa História

Ajudando Aqueles Que Mais Precisam

foto de fundo
foto da frente

O médico, oncologista, Dr. Afonso Bianco prestava assistência aos pacientes com câncer na Santa Casa de Misericórdia de Vitória -ES, única instituição que oferecia tratamento oncológico.

Diante disso, ele e sua esposa, Ylza Bianco, começaram a movimentar ideias empenhando-se em reunir senhoras da sociedade em favor da saúde capixaba. A mobilização avança e em 28 de abril de 1952 nasce a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, Afecc.

Mas esse foi apenas o primeiro passo. Pouco a pouco a Associação cresceu e junto com ela o sonho de ter uma infraestrutura adequada, que pudesse prestar assistência de qualidade aos doentes. Decidiram pela construção de um hospital.

Em 1964 a Afecc recebeu uma importante ajuda da Central Evangélica da Alemanha e finalmente em 1967, o governo estadual doou definitivamente o terreno para a edificação do hospital.

Em 31 de março de 1970 o Hospital Santa Rita da Cássia é inaugurado. Estava nascendo uma nova esperança para o tratamento de doentes com diagnóstico de câncer. A Afecc é administrada por uma Diretoria Voluntária, sem remuneração e conta com uma equipe de 340 voluntários, trabalhando unida, em prol de um objetivo comum que é o de promover o bem estar do paciente.

A integração dos profissionais das áreas médica e social, voluntariado e familiares, propicia toda a assistência ao paciente, não apenas quando encontram-se internados mas, também domiciliados. Isso faz com que o paciente tenha um tratamento continuado, sem interrupções e, consequentemente com uma eficácia maior e maiores chances de recuperação.

Nesta trajetória de constante busca pela excelência no trabalho assistencial que realiza, a Afecc orgulha-se de ter conquistado a credibilidade e o respeito da sociedade capixaba, tendo como objetivo o cumprimento de sua missão. Hoje, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia é o maior complexo oncológico do Espírito Santo.

DIRETORIA ATUAL

Marilucia Silva Dalla
Presidente 

Mariana Arnal Sperancin Buaiz
Vice-Presidente

Léa Regina Penedo
Diretora Relações Institucionais

Cláudia Bassetti Ribeiro Scarton
Diretora de Comunicação e Marketing

Regina Maria Monteiro
Diretora Gestão Financeira

Maria da Glória Ribeiro Correa
Diretora de Promoção e Eventos

Renata Pimentel de Araújo Silva
Diretora de Voluntariado

Ana Cristina Clarck Ferreira
Diretora de Ação Social

Fabrícia Boechat Muniz
Diretora de Inovação e Tecnologia

 

Propósito

Educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar na comunidade o paciente com câncer.

Linha do Tempo

28 de abril 1952 – Nasce a Afecc, com o objetivo de construir um abrigo para acolher os pacientes em tratamento de câncer.

1958 – Transformação do projeto de abrigo em hospital, com 100 leitos.

1964 – Ajuda da Central Evangélica da Alemanha para construção do Hospital Santa Rita de Cássia.

1967 – Governo do ES doa o terreno para edificação do Hospital.

1970 – Inauguração do Hospital já com setor de Ragioterapia.

DÉCADA DE 1970 – Início do Programa de Assistência Integrada (PAI) – primeiro programa social da Afecc.

1992 – Ampliação do Hospital para 201 leitos.

1995 – Inauguração do Ambulatório Ylza Bianco.

2001 – Inauguração do novo serviço de Radioterapia e Quimioterapia, com ampliação de 150% da sua capacidade de atendimento.

2008 – Realização do primeiro transplante autólogo de medula óssea.

2009 – Entrega do novo prédio do Ambulatório Ylza Bianco, ampliando o número de atendimento.

2013 – Iniciadas as obras do prédio do Complexo SUS.

2015 – Novas instalações para Quimioterapia, tornando-se o maior complexo oncológico do Espírito Santo.

2016 – Inauguração do prédio de apoio ao Complexo SUS.

2017 – Afecc completa 65 anos com equipamentos de última geração e reunindo diversos programas sociais voltados para os pacientes do SUS em tratamento de câncer.

2018 – Inauguração do Centro de Vivência Casa Rosa. Espaço para cursos, oficinas e ações educativas de capacitação profissional para o paciente em tratamento oncológico.

2019 – Afecc abraça o projeto social da ONG Residentes do Riso, desenvolvido por um grupo de 25 palhaços voluntários com a missão de levar alegria ao ambiente hospitalar. Ainda neste ano é inaugurada a Unidade Telma Dias Ayres, local de apoio ao Complexo SUS do Hospital Santa Rita, onde também passou a abrigar toda a Diretoria da Afecc – Hospital Santa Rita.

2020Modernização das instalações do Hospital Santa Rita, com estrutura mais aconchegante para acolher os pacientes e visitantes.

2021Ampliação dos programas e projetos sociais, somando 24 no total. Confira todos na aba Nossos Projetos.

2022 – Afecc completa 70 anos de atividades. 

Nossas Atividades

Oque Fazemos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Trabalhos Sociais

Lorem ipsum dolor sit amettetur elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. 

Doações

Lorem ipsum dolor sit amettetur elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. 

Educação

Lorem ipsum dolor sit amettetur elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.