Apresentação de dança, declamações e canções embaladas por piano e violino emocionaram o público que compareceu ao Palácio Anchieta
Beleza e emoção! Assim foi marcada a abertura oficial do Outubro Rosa 2023, no salão São Tiago, do Palácio Anchieta. Com as cadeiras posicionadas no formato da estampa da camisa Afecc Outubro Rosa deste ano, um piano de calda ao centro com um mini palco para as apresentações e iluminação no tom do movimento, o público foi envolvido pela campanha cujo slogan é Comece por você. Continue pelos que ama.
A apresentação artística foi idealizada e organizada pelo coreógrafo Marcelo Lages, que levou ao palco musicistas, cantoras, bailarina, pacientes e a Diretora da Afecc, Léa Penedo. Todas vestidas com a camisa da Afecc Outubro Rosa.
As pacientes e Léa Penedo fizeram emocionantes declamações. A bailarina interpretou uma bela coreografia mostrando envolvimento e comprantoras levantaram o público que, além de cantar junto, acompanharam as canções com palmas. Foram momentos de muita beleza e emoção! Ao final do evento, o Palácio Anchieta foi iluminado de rosa, cor que permanecerá durante todo o mês de outubro.
Credibilidade
O governador Renato Casagrande e a primeira dama Virgínea Casagrande, ambos também usando a camisa Afecc Outubro Rosa, falaram da importância desse movimento em prol da saúde, da credibilidade e trabalho diferenciado realizado pela Afecc-Hospital Santa Rita e do apoio e parceria que o Governo tem orgulho de dar a essa causa.
Presente ao evento estavam autoridades dos governos estadual, municipais, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, e parceiros, apoiadores e patrocinadores do Outubro Rosa 2023.
A Presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla, agradeceu o apoio e parceria do governo, das instituições públicas e privadas, e da sociedade pelo apoio à causa da Afecc.
“A Afecc fica muito honrada com o carinho e o apoio do Governo do Estado ao movimento Outubro Rosa que, aqui no Espírito Santo, é coodenado por nós. Abrir o maior evento voltado para a saúde no Palácio Anchieta é muito significativo e importante. Mostra a credibilidade que o nosso trabalho possui, a confiança no nosso propósito. Muito obrigada!”
De acordo com Marilucia, é chamando a atenção para o Outubro Rosa que são reforçadas a importância da prevenção, da detecção precoce e do tratamento do câncer, que se tratado em fase inicial tem grandes chances de cura. No caso do câncer de mama, foco do Outubro Rosa, as chances ultrapassam 90%.
Neste ano, para chamar a atenção não só das mulheres, mas de todos, para a importância do cuidado com a saúde, o slogan do movimento é: Comece por você. Continue pelos que ama.
“A proposta é dar atenção à sua própria saúde e manter esse cuidado não apenas para você mesmo, mas por todos que te amam e que você ama. É uma mensagem de amor! Amor a você e ao próximo”, ressaltou Marilucia Dalla.
Ela finalizou informando que entre as ações deste mês de outubro constam palestras e orientações de equipes de saúde nas comunidades ciganas, quilombolas, de pescadores, nas escolas, empresas, enfim, em inúmeras comunidades para dar orientação sobre saúde e disponibilizar exames. Todas as ações contam com parceria de prefeituras, do governo do estado e da iniciativa privada.
Inclusão
Além de visitar as mais diversas comunidades, o folder que a Afecc distribui com orientações de saúde está com tradução em braile e também na linguagem Tupi-Guarani. E o vídeo conta com tradução em libras.
“Importante ressaltar que procuramos chegar a toda população e, durante as nossas ações, os casos suspeitos e os confirmados de câncer são assumidos pela Afecc, que acolhe esses pacientes e proporciona o tratamento e o acompanhamento médico no Hospital Santa Rita.
A Afecc também viabiliza, por meio de seus mais de 30 projetos sociais, a manutenção do tratamento após a alta hospitalar, entregando cesta básica, alimentação proteica, vale-transporte para que o paciente compareça às consultas médicas e também oferecemos oficinas de arte, de corte e costura, de fabricação de bolos e biscoitos, enfim, damos uma atenção integral. “Acolhemos, tratamos e viabilizamos o retorno do paciente ao mercado de trabalho”, finaliza Marilucia.
Todos os projetos sociais são mantidos por meio de doações, eventos sociais e parcerias com a iniciativa privada. O Outubro Rosa também na arrecadação de recursos.
Ao comprar a camisa do movimento ou qualquer produto alusivo à campanha, a pessoa está, na realidade, fazendo uma doação para os projetos sociais, porque todo o recurso arrecadado é destinado a esses projetos, que são voltados para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.
Previsão de casos de câncer de mama para o Brasil e ES
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que serão diagnosticados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano de 2023. Desse total, 900 casos estão previstos para o Espírito Santo, sendo 120 somente na cidade de Vitória.
Os registros de câncer do Hospital Santa Rita, maior complexo oncológico do Espírito Santo, mostram crescimento ano a ano no número de casos de câncer de mama. Confirma na tabela abaixo:
ANO | CASOS DE CÂNCER DE MAMA REGISTRADOS NO HOSPITAL SANTA RITA |
2019 | 727 |
2020 | 770 |
2021 | 877 |
2022 | 868 |
2023 até JULHO | 562 |
O MOVIMENTO NO ES
Movimento Outubro Rosa no Espírito Santo é organizado e coordenado pela Afecc. Devido a sua importância em alertar para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer, o Outubro Rosa tornou-se um Projeto Social da Afecc.
Em 2010, a Afecc trouxe o Outubro Rosa para o território capixaba e, desde então, a cada ano, o Outubro Rosa é lançado oficialmente no Estado, deixando as cidades capixabas ainda mais charmosas com seus prédios, estabelecimentos comerciais e residenciais iluminados na cor rosa.
MOVIMENTO INTERNACIONAL
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram a essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No Espírito Santo, desde 2010, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer começaram a ser realizadas pela Afecc, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camisa Afecc Outubro Rosa, cuja estampa é desenvolvida por artistas que abraçam a causa e doam seu trabalho para o movimento.
Além da camisa, inúmeros produtos alusivos ao Outubro Rosa, com preços bem acessíveis, são colocados na Loja Afecc Outubro Rosa. Tudo em prol da saúde da população.
Acesse https://afecc.org.br/outubro-rosa/ e saiba mais sobre a campanha deste ano.