Representantes do projeto Marchadores pela Vida, ligado à Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Belo Horizonte, junto com representantes da Associação no Espírito Santo, visitaram ontem (01/09) a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Hospital Santa Rita de Cássia (Afecc-HSRC).
Sensibilizados com o trabalho voluntário desenvolvido pela Afecc-HSRC em prol dos pacientes do SUS em tratamento de câncer, a visita teve por objetivo conhecer melhor as ações da Associação para a viabilização de futura parceria.
Essa foi a segunda visita do grupo, que recentemente esteve na Afecc-HSRC para contribuir financeiramente com os programas sociais. Eder Mauro Mai, presidente da entidade no Espírito Santo, também esteve presente.
A presidente de Afeec-HSRC, Telma Dias Ayres, junto com a diretora de Relações Públicas, Léa Penedo, e a diretora Adjunta, Ângela Vassalo, explicaram que as doações, bem como o recurso arrecadado no Bazar da Afecc e nos demais eventos promovidos pela Associação Feminina se transformam em fraldas geriátricas, alimentação proteica, medicamentos, vale-transporte, hospedagem em albergues e demais benefícios para que os pacientes do SUS tenham condições de manter o tratamento do câncer com dignidade.
Fundada em 28 de abril de 1952, a Afecc tem a missão de educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar o paciente na comunidade. Em março de 1970, inaugurou o Hospital Santa Rita de Cássia, ampliando ainda mais a atenção ao paciente e oferecendo todo o cuidado biopsicossocial necessário à sua plena recuperação.
A Afecc-HSRC tem em sua essência o voluntariado. Toda a sua Diretoria é voluntária e reúne um grupo com mais de 300 voluntários que atuam em seus 12 programas/projetos sociais. É a principal unidade de referência para o tratamento da pessoa com câncer no Espírito Santo.