Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para essa doença. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate por meio da comunicação de todo o mundo.

Esta data, instituída em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), une a população mundial para o controle dessa doença. Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, foram registradas 196.954 mortes por câncer em 2013. Para 2016, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no País.

A campanha 2016-2018 pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir os índices da doença. Por isso, o tema escolhido foi: “Nós podemos. Eu posso”. Assim como o câncer afeta cada um de diferentes formas, todas as pessoas têm o poder de tomar diversas atitudes para reduzir o impacto nos indivíduos, nas famílias e nas comunidades.
No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), instituição parceira da Union for Internation Cancer Control (UICC).

Confira algumas dicas de prevenção:
– Escolher um estilo de vida saudável
– Manter o peso adequado
– Ter uma alimentação saudável
– Praticar atividade física
– Evitar a exposição solar das 10h às 16h
– Fazer check-up regular com seu médico

Artigos Relacionados

Noite de Massas da Afecc

Esse é um evento com tempero especial: reunião de pessoas com o intuito de somar a corrente de solidariedade da Afecc em prol dos pacientes

Ler mais