É carnaval no Premma

É carnaval no Premma

O clima de carnaval ainda não acabou por aqui!

Hoje, 24/02, o Premma (Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas) proporcionou uma manhã pra lá de animada para suas pacientes. Com o "Baile de Carnaval", elas puderam se fantasiar, dançar e se divertir ao som de marchinhas carnavalescas.
 

O Programa
Criado em 29 de setembro de 1999, por meio da parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), mantenedora do Hospital Santa Rita de Cássia, a proposta do Premma é sistematizar o atendimento à pessoa mastectomizada (que precisou retirar o seio devido ao câncer de mama) de modo interdisciplinar e fundamentado nas habilidades específicas de cada área do conhecimento em saúde.

Todas as segundas, terças e quartas-feiras são realizados encontros nos quais se discute em grupo o que desenvolver naquele período.  Dentre os trabalhos realizados estão dinâmicas, imagem corporal, uso de prótese, postura corporal, cuidados com a saúde e o bem-estar, sexualidade e atividades profissionais. Além disso, o grupo passa por consultas individuais e em grupo e realizam exercícios de reabilitação para evitar que o membro localizado do mesmo lado da cirurgia (homolateral) fique comprometido.

O Premma conta com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, acadêmicos e professores da Ufes, que, além do atendimento aos mastectomizados, desenvolvem pesquisas relacionadas ao câncer de mama. O Premma atende mulheres e homens em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia. Todos precisam ser encaminhados ao Programa pelos profissionais do Hospital.

 

Artigos Relacionados

Abertura Oficial do Outubro Rosa 2022

Com missa solene, na Catedral Metropolitana de Vitória, celebrada pelo pároco Renato Criste, o movimento Outubro Rosa foi oficialmente aberto ontem, 29/09, quando é celebrada

Ler mais