Vinte pacientes em tratamento e acompanhamento oncológico no Hospital Santa Rita iniciaram dia 17 de abril, gratuitamente, um curso de culinária promovido pela Afecc e Buaiz Alimentos.
Serão três módulos de curso, com duas turmas de 10 alunos. As aulas são realizadas no Centro de Vivência Casa Rosa, espaço da Afecc que oferece serviços, cursos e atividades de inclusão produtiva voltados para os pacientes em acompanhamento e tratamento de câncer no Hospital Santa Rita, mas que já tiveram alta hospitalar.
As aulas serão divididas em três módulos e ministradas pelo chef e consultor técnico em panificação da Buaiz Alimentos, Genilson Pereira da Penha. O Módulo 1 é de Bolos Caseiros (17/04), o Módulo 2 vai ensinar a fazer Pães Caseiros (15/05) e o Módulo 3 ensinará os pacientes a fazer Pizzas (05/06).
Cada turma de 10 alunos tem aula das 8h às 12h e outra das 13h às 17h. Esta é a terceira vez que o curso de culinária é realizado em parceria com a Buaiz Alimentos. Nos dois últimos anos de curso foram beneficiados 60 pacientes e, até o final de 2024, o Curso de Culinária deverá somar um total de 100 pessoas beneficiadas.
O objetivo do curso é unir vivência terapêutica, diversão e qualificação profissional, contribuindo para interação social, bem-estar e inserção do paciente em acompanhamento oncológico no mercado de trabalho.
O chef Genilson Pereira informa que as receitas ensinadas são todas pensadas e exclusivamente preparadas para esses cursos. “São receitas de minha autoria que preparo pensando nesses pacientes. Os que resolverem comercializar, estarão oferecendo receitas diferenciadas”, complementa o chef.
O curso de culinária faz parte da rede de cuidados da Afecc, atuando na inclusão social. Dessa forma, além do cuidado médico hospitalar necessário a quem está em tratamento de câncer, é oferecido acolhimento e atenção integral, com o propósito de possibilitar ao paciente cumprir todo o ciclo do tratamento de saúde, bem como oportunizar a inclusão ao mercado de trabalho.
A presidente da Afecc, Marilucia Dalla, acrescenta que ações como essas, além de ocupar de forma prazerosa o tempo do paciente, atuam para a inclusão produtiva.
Veja fotos das aulas do Módulo 1