Outubro Rosa

Outubro Rosa

Campanha Outubro Rosa 2022

Movimento que, no Espírito Santo, é organizado e coordenado pela Afecc. Devido a sua importância em alertar para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer, o Outubro Rosa tornou-se um Projeto Social da Afecc.

Em 2010, a Afecc trouxe o Outubro Rosa para o Espírito Santo e, desde então, a cada ano, no dia 1.º de outubro, é lançado oficialmente o movimento no Estado, deixando as cidades capixabas ainda mais charmosas com seus prédios, estabelecimentos comerciais e residenciais iluminados na cor rosa.

O Projeto Social Afecc Outubro Rosa também arrecada recursos para utilizar em suas atividades voltadas aos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita. Todo paciente que necessita de ajuda para dar continuidade ao tratamento oncológico após a alta hospitalar é inserido no(s) projeto(s) que atende(m) suas necessidades sociais. Veja aqui no nosso site os demais projetos realizados pela Afecc.

MOVIMENTO INTERNACIONAL – O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram a essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Espírito Santo, desde 2010, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer começaram a ser realizadas pela Afecc, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camisa Afecc Outubro Rosa, cujo recurso arrecadado com a venda é utilizado nos demais projetos sociais voltados para o paciente do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.

Além da camisa, inúmeros produtos alusivos ao Outubro Rosa, com preços bem acessíveis, são apresentados pela Afecc à sociedade. Com o recurso arrecadado, são adquiridos medicamentos, alimentação proteica, fraldas geriátricas, vales transportes e realizadas diversas outras ações em prol do paciente que precisa manter a alimentação correta, bem como a medicação e as consultas médicas após a alta hospitalar.

 

OUTUBRO ROSA 2022
Amor que cuida

Com missa solene, na Catedral Metropolitana de Vitória, celebrada pelo pároco Renato Criste, o movimento Outubro Rosa foi oficialmente aberto no dia 29/09, quando é celebrada a Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Durante a homilia foi ressaltada que a vida é marcada por constantes batalhas, entre elas, a luta pela saúde e pelo bem-estar.

Para os católicos, São Miguel é aquele que combate as forças do mal; São Gabriel é o padroeiro dos que detém informações, é considerado o mensageiro de Deus. E São Rafael é o que cura em nome de Deus, o que conduz os fiéis ao caminho da cura, padroeiro dos sacerdotes e dos médicos.

Neste ano de 2022, em que o Outubro Rosa tem como tema “Amor que cuida”, a abertura oficial foi marcada por significados, com padre Renato falando sobre os arcanjos e suas funções, e o Coral de Voluntários da Afecc entoando os cânticos da missa.

Nos ritos finais da celebração, Léa Penedo, diretora de Relações Institucionais da Afecc-Hospital Santa Rita, fez um agradecimento por mais um ano de atividades em prol da saúde e disse que a Afecc e seu Hospital sentem-se abraçados pelos arcanjos, pois é um local onde encontra-se o combate contra a doença, informações científicas e o caminho em busca da cura e do bem-estar.

Para completar o enredo de significados, a cantora Tati Celeste e a bailarina Priscila Lages, ambas grávidas, subiram ao altar e interpretaram Ave Maria, tocada pela musicista Suelen Peroni. Enquanto Tati cantava, Piscila dançava suavemente, com uma leveza encantadora! Como nos três últimos anos, a produção artística da abertura oficial do Outubro Rosa teve a assinatura do coreógrafo Marcelo Lages.

Com o tema Amor que cuida, o Outubro Rosa 2022 pretende fortalecer a importância do acolhimento e da atenção ao próximo. “Vamos reforçar, ainda mais, a necessidade de incentivar que todos devem ficar atentos aos exames preventivos e incentivar amigos e familiares a fazerem seus exames anuais ou nos períodos indicados pelo médico. O amor ao próximo ajuda, e muito, nos cuidados com a saúde”, informa Marilucia Dalla, Presidente da Afecc-Hospital Santa Rita e Coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo.

Confira algumas fotos da abertura oficial 2022.

 

 

LOJA AFECC ESTÁ DE PORTAS ABERTAS ESPERANDO POR VOCÊ!

A loja Afecc Outubro Rosa 2022 abriu as portas na manhã do dia 24/08, para que todos possam estar preparados para esse grande movimento de prevenção e incentivo à detecção precoce do câncer de mama.

Localizada no 1º Piso do Shopping Vitória, ao lado da Victor Hugo, próxima à Cacau Show, a loja está funcionando no mesmo horário das demais lojas do mall, com as equipes seguindo o slogan do movimento deste ano: “Amor que cuida!”.

O espaço foi cedido pelo Shopping, os móveis e peças decorativas emprestados por empresas parceiras e a ambientação foi cortesia de Zildinha Helal. No dia da abertura da loja as madrinhas foram Thama Boldrini e Renata Rasseli, e o padrinho Pedro Permuy. A DJ Larissa Tantan também prestigiou o evento, animando a loja com sua gostosa playlist. Todos participaram de forma voluntária, doando seus preciosos tempos à causa.

Camisa Outubro Rosa 2022
O carro chefe dos produtos é a Camisa Outubro Rosa.  Este ano com estampa de autoria da ilustradora Ully Miranda, atualmente morando em Portugal. Mesmo distante fisicamente, Ully fez questão de contribuir doando uma estampa exclusiva.

A presidente da Afecc e coordenadora do Outubro Rosa no ES, Marilucia Dalla, informa que, além da camisa, diversos outros produtos estão na loja aguardando a contribuição das pessoas interessadas em ajudar os projetos sociais desenvolvidos pela Afecc em prol dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.

“Na nossa loja, a pessoa não compra o produto. Ela doa o valor indicado e leva o produto para casa, já que o valor arrecadado será utilizado na manutenção dos nossos projetos sociais”, finaliza Marilucia.

Produtos também no Bazar da Afecc
Os produtos Outubro Rosa 2022 também são encontrados no Bazar da Afecc, localizado na entrada da Afecc-Hospital Santa Rita, Av. Marechal Campos, 1.579, Santa Cecilia, Vitória. O atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 17horas, e às sextas-feiras das 8h às 16h.

Confira abaixo algumas imagens do evento de abertura da loja, no Shopping Vitória, os produtos disponibilizados tanto na Loja quanto no Bazar, as empresas parceiras e os patrocinadores do movimento deste ano.

 

PRODUTOS NA LOJA
Camisa Outubro Rosa nas cores pink e rosa claro
Bolsa Outubro Rosa 2022 – pink

Bolsa Outubro Rosa 2022  – rosa claro

Bolsa rosa dobrável
Bolsa florida – pink
Bolsa florida – rosa claro
Broche
Caneca 2021
Caneca 2022
Caneta Bambu
Caneta em metal – rosa
Chaveiro em acrílico
Chaveiro pérolas
Kit Pet
Livro de receitas
Nécessaire  coração
Nécessaire  laço
Nécessaire  onça
Porta óculos onça
Viseira

 

EMPRESAS PARCEIRAS
A4 Comunicação e Marketing
Buffet Mordomia
Café Buaiz Alimentos
Copiadora Planalto
DJ Larissa Tantan
Estofados Baiano
Gedina Cortinas
Império dos Móveis
Kasa & Kasa
Sempre Verde
Stampa
Ully Miranda
Zilda Helal Designer de Interiores

 

Patrocinadores Outubro Rosa 2022

 

COTA BRILHANTE
Apex
Banestes

COTA OURO
EPA
Vale
Sicoob
Águia Branca
Benetech
Mútua

COTA PRATA
Sicredi
Arcelor Mital
ABL

COTA BRONZE
Ices
Primícias
Eurofarma

ESTIMATIVA DE CASOS DE CÂNCER DE MAMA NO ES

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima, para este ano de 2022, no Espírito Santo, 790 novos casos, sendo 80 somente em Vitória. Para a região sudeste, a previsão é de surgirem 36.470 novos casos e, no Brasil, o devem surgir 66.280 novos casos de câncer de mama até o final deste ano.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras. No mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres.

Não existe somente um fator de risco para esse tipo câncer, no entanto, a idade acima dos 50 anos é considerada a mais importante. Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença são fatores genéticos e hereditários, além da menopausa, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de bebida alcoólica, entre outros.

Somente no Hospital Santa Rita, referência em tratamento oncológico no Espírito Santo, foram registrados, em 2021, 885 novos casos de câncer de mama. No ano anterior, o registro foi de 770 casos novos e, em 2019, foram 727 novos casos de câncer de mama no Hospital.

“É importante que as mulheres observem suas mamas. Seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Ao perceberem alterações, é fundamental procurar logo o serviço de saúde para avaliação médica. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é muito importante para a detecção do câncer da mama. Mas atenção, a realização dos exames de mamografia, de ultrassonografia e demais outros que o médico solicitar é de suma importância e não pode ser deixado de lado. É com a mamografia que o câncer pode ser diagnosticado em faze bem inicial”, alerta Marilucia Dalla.

BOAS NOTÍCIAS – Também de acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e simples, como:

  • Praticar atividade física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar seu bebê. A amamentação, no máximo de tempo possível, é um fator de proteção contra o câncer.
  • Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.


Outra boa notícia vem dos especialistas. De acordo com médicos dos hospitais de referência para o tratamento do câncer, as chances de cura chegam a 95% dos tumores de mama com menos de 1 cm (estágio inicial), detectados por meio de exames de mamografia.

 

SINAIS E SINTOMAS

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de ser câncer.

 

FATORES DE RISCO

  • Idade acima de 50 anos.
  • Fatores genéticos/hereditários (mutações em genes, câncer de ovário na família, por exemplo)
  • Menopausa tardia (história reprodutiva e hormonal)
  • Sedentarismo, obesidade e exposição frequente a radiações ionizantes (fatores comportamentais e ambientais)

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ACESSE O FOLDER OUTUBRO ROSA 2022

FOLDER DIGITAL: Folder Outubro Rosa 2022_ DIGITAL

FOLDER PARA IMPRESSÃO: Folder Outubro Rosa 2022_ aprovado_curvas

PROGRAMAÇÃO OFICIAL OUTUBRO ROSA 2022

29/0918h – Abertura Oficial do Outubro Rosa na Catedral Metropolitana de Vitória

04/10 – 10h – Palestra no Sistema Prisional de Bubu – Cariacica

05/10 – 9h – Palestra na Aldeia Indígena Pau Brasil – Aracruz

06/10 – 9h – Palestra na OAB/ES – Vitória

06/10 – 14h – Biodança para pacientes, no Centro de Vivência Casa Rosa, Vitória

06/10 – 18h – Palestra On-line, para pacientes, sobre Moda, Autocuidado e Looks com a camisa do Outubro Rosa

07/10 – 9h – Ação da Prefeitura de Vitória – Rede de Atenção da Assistência Social da Regional Maruípe – Praça de Eucalipto, Vitória

09/10 – 9h – Missa no Convento da Penha – Vila Velha

09/10 – 7h – 16ª Corrida Faesa – Vitória

10/10 – 14h – A cor rosa no círculo cromático e o poder do vestuário no tratamento oncológico. Palestra para pacientes, no Centro de Vivência Casa Rosa, Vitória

10/10 – 16h – Palestra para o grupo LGBT+, no Centro de Vitória

13/10 – 8h – Palestra na Vitória Sport – Vitória

13/10 – 14h – Palestra no Instituto Lessa – Vitória

14/10 – 09h30 – Palestra na Comunidade Pomerana/Mulheres do Campo

15/10 – 9h – Ação no Parque Caminho do Mar – Cidade Continental, Serra

17/10 – 13h – Palestra É Possível Florescer

19/10- 14h –Palestra para o Grupo Mães Eficientes (mães de pessoas autistas e outras deficiências)- Auditório da Secretaria de Estado da Saúde, Vitória

19/10 – 14h – Roda de Conversa sobre Autocuidado, no Centro de Vivência Casa Rosa, Vitória

20/10 – 9h – Palestra no Centro Pop – População em Situação de Rua – Vitória

21/10 – 9h – Ação Belas em Lenços, no Centro de Vivência Casa Rosa, Vitória

23/10 – 8h30 – 8 ª Remada Rosa – Praia do Iate Clube – Praça dos Namorados – Vitória

24/10 – 14h – Palestra no Centro de Convivência da Terceira Idade, Vitória

25/10 – 15h30 – Palestra na SEJUS, Vitória

26/10 – 14h – Palestra para Quilombolas – Buenos Aires, Guarapari

26/10 – 19h30 – Culto em Ação de Graça – Igreja Batista da Mata da Praia – Vitória

27/10 – 14h –Palestra na Matriz Africana, Serra

28/10 – 10h – Ação no Senac, Vitória

31/10 – 18h30 – Missa em Ação de Graças – Igreja Santa Rita de Cássia – Praia do Canto, Vitória

 

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Clique no link abaixo e acesse:

Clipping Outubro Rosa 2022

Artigos Relacionados

RETROSPECTIVA 2022

Ao completar 70 anos de atividades em prol da saúde e do bem-estar, Afecc realiza o maior congresso de oncologia do ES e amplia seus

Ler mais

Afecc recebe doações da PRF

Materiais de higiene pessoal, como xampu, sabonete, pasta e escova de dente foram alguns dos produtos doados, dia 11/11, pela Política Rodoviária Federal (PRF), para

Ler mais