Parceria proporciona mamografia para o grupo “Mães Eficientes Somos Nós”

Parceria proporciona mamografia para o grupo “Mães Eficientes Somos Nós”

O dia 29 de outubro foi de muito carinho e cuidado com a saúde de um grupo de 35 mães que reservaram a manhã para voltarem a atenção a elas mesmas. Por meio da parceria entre a Afecc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a clínica Multiscan Centro de Medicina Diagnóstica, elas passaram por exames de mamografia.

São mulheres que pertencem ao coletivo denominado “Mães Eficientes Somos Nós”. Elas lutam pelos direitos dos filhos com deficiência e na efetivação de políticas públicas para todas as pessoas com deficiência.

As mamografias foram realizadas na unidade Multiscan de Santa Lúcia, Vitória, e serão encaminhadas à Afecc. Caso seja constatada alguma suspeita ou confirmação de câncer de mama, todo o tratamento será assumido pelo Hospital Santa Rita.

Esse grupo de mulheres foi selecionado pela Sesa, dentro da parceria das ações do Outubro Rosa, coordenadas no Espírito Santo pela Afecc.

A cada ano diferentes grupos são atendidos por meio da parceria. São mulheres indígenas, quilombolas, entre outras pertencentes a comunidades com pouco acesso aos exames. Todos os exames realizados, desde o início da parceria, em 2016, são avaliados pela equipe médica e enviados à Afecc. Até o momento não foram constatados casos de câncer nas pacientes atendidas por essa ação.

Primeira mamografia

Do grupo atendido no dia 29, Andréia Constância da Silva, mãe de um menino de 5 anos, fez a mamografia pela primeira vez. “Entrei agora na faixa etária para esse exame. Estou muito feliz com essa ação do Outubro Rosa, que nos deu a oportunidade de hoje estarmos aqui cuidando um pouco da gente. Temos de estar com saúde para cuidar da saúde dos nossos filhos”, declarou ela.

A mamografia explica Dr. André Motoki, mastologiosta que realizou os exames nesse grupo de mulheres, é o mais eficiente para diagnosticar o câncer de mama de fase bem inicial e, consequentemente, quando as chances de cura são maiores.

Carinho e atenção

Além da realização dos exames, as mães, algumas com os filhos junto por não terem com quem deixá-los nesse dia, foram recepcionadas em um espaço reservado para elas. O local estava carinhosamente decorado de rosa pela equipe da clínica e com lanche levado pela equipe da Afecc.

O acolhimento proporcionou um ambiente alegre que transbordava carinho, cuidado e atenção com a saúde. Todos os envolvidos no atendimento, desde a recepção na entrada da clínica à realização do exame estavam envolvidos em proporcionar o melhor e mais eficiente serviço.

“A parceria entre Multiscan e Afecc une duas instituições engajadas na conscientização da população a respeito da saúde da mulher. Juntos, podemos ampliar exames de diagnósticos fundamentais para aumentar as chances de cura para mulheres em situação de vulnerabilidade social”, afirma Dr. Hiram Augusto Nogueira, diretor médico da Multiscan, que faz parte do Grupo Alliar, um dos maiores players de medicina diagnóstica do país.

A assistente social da Afecc, Bianca Xavier, presente na ação do dia 29, completa informando que a parceria para a realização das mamografias é muito importante, pois oferece oportunidade a quem tem dificuldade de acesso a exames de detecção precoce do câncer. “Estamos muito felizes com essa ação e com a parceria”, finaliza.

   

Artigos Relacionados

Afecc recebe doações da PRF

Materiais de higiene pessoal, como xampu, sabonete, pasta e escova de dente foram alguns dos produtos doados, dia 11/11, pela Política Rodoviária Federal (PRF), para

Ler mais