Para comemorar o Dia Mundial da Voz, 16 de abril, um grupo de 12 pessoas que compõe o Coral dos Laringectomizados – pacientes que tiveram as cordas vocais comprometidas após tratamento de câncer –, antecipou para o dia 13/4 uma diferente e inusitada ação que demonstrou que mesmo após perderem as cordas vocais é possível recuperar a voz. Eles cantaram, no Ambulatório da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, para os pacientes do SUS em tratamento de câncer.
Isso mesmo, cantaram! Esse grupo faz parte do Coral dos Laringectomizados, montado pela equipe da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia por meio do programa social Viva Voz, cujo objetivo é a reabilitação psicossocial dos pacientes que tiveram comprometimento das cordas vocais.
Esse coral se apresenta em momentos especiais para os pacientes do próprio hospital, como demonstração do sucesso do tratamento.
Vários dos integrantes do coral recuperaram a voz com exercícios fonoaudiológicos, outros com implante de prótese fonatória ou com ajuda de laringofones. Mas todos por meio do atendimento do SUS e com trabalho interdisciplinar que emociona muito.