RETROSPECTIVA 2022

RETROSPECTIVA 2022

Ao completar 70 anos de atividades em prol da saúde e do bem-estar, Afecc realiza o maior congresso de oncologia do ES e amplia seus projetos sociais

No dia 28 de abril de 2022 a Associação Feminina da Educação e Combate ao Câncer (Afecc) completou 70 anos de atividades em prol da saúde e do bem-estar do capixaba. Bolo com direito a parabéns e apresentação do Coral de Voluntários da Afecc marcaram as comemorações em torno dessa data emblemática.

Mas, no decorrer do ano, outros feitos marcaram as atividades promovidas pela Associação, que é a fundadora e mantenedora do Hospital Santa Rita. O II Congresso de Oncologia da Afecc-Hospital Santa Rita foi o grande destaque de 2022. Foram três dias de muita ciência e aprendizado que reuniu mais de mil participantes locais, regionais, nacionais e internacionais.

Dentro da programação do Congresso, a Afecc realizou seu XIII Seminário de Voluntários, apresentando as ações realizadas em prol dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Santa Rita e proporcionando a seus voluntários momentos de aprendizado e de confraternização.

Novo projeto social

Com muito fôlego e disposição para manter o seu propósito, um novo projeto foi implantado: Afecc na Comunidade, ampliando para 24 o total de projetos sociais desenvolvidos pela Associação.

Com esse novo projeto, moradores e frequentadores dos bairros da região do entorno da Afecc-Hospital Santa Rita passaram a obter, de forma mais efetiva, informações sobre prevenção e detecção precoce do câncer. É um projeto em apoio às atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região de Maruípe. Todas as ações estão de acordo com a Política de Assistência Social do Município. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre este e os outros 23 projetos sociais da Afecc.

Parcerias e formaturas

O ano de 2022 também trouxe novas parcerias para os projetos sociais. Entre elas, a firmada com a Buaiz Alimentos, cujo foco é a inclusão produtiva. Pacientes de diferentes idades e profissões que estão em tratamento oncológico no Santa Rita passaram a contar com oficinas de culinária desenvolvidas pela Buaiz Alimentos.

Todas as turmas de cursos e oficinas promovidos pela Afecc passam por uma cerimônia de formatura. Um exemplo é a formatura da Oficina de Corte e Costura, quando é realizado um desfile de moda com roupas confeccionadas pelas próprias alunas. O desfile de formatura deste ano foi no Centro de Vivência Casa Rosa.

Após as cerimônias de conclusão dos cursos e oficinas, os participantes se reúnem para uma roda de conversa, quando compartilham seus sentimentos a respeito da experiência.

Ações solidárias

2022 foi mais um ano em que os parceiros da Afecc realizaram ações voltadas para os projetos sociais desenvolvidos pela Associação. O VI Almoço Solidário promovido pela Vitória Motors Mercedes-Benz foi um deles.

Ocorrido em junho, o evento reuniu 140 mulheres dispostas a colaborar com a causa da Afecc. Como resultado, foram arrecadados R$ 38.802,50 no leilão realizado durante o almoço, assim como recebidas bolsas e sapatos doados pelas convidadas da Vitória Motors. Os objetos doados foram colocados à venda no Bazar da Afecc. O objetivo central do VI Almoço Solidário foi a arrecadação de recursos para a compra de uma touca de crioterapia, usada para reduzir a queda de cabelos durante os procedimentos de quimioterapia. A touca será utilizada nos pacientes do SUS.

Outra ação solidária foi a inclusão, por mais um ano consecutivo, da Afecc no projeto A Loja Vazia. Durante a semana de 15 a 19 de julho, foram arrecadadas 3.317 peças para o Bazar da Afecc. A renda do Bazar é destinada à manutenção dos projetos sociais.

Eventos próprios

Está no DNA da Afecc a preocupação com o bem-estar e a ajuda ao próximo. Mas para manter suas atividades solidárias, a Associação conta com as arrecadações e doações feitas por Pessoas Físicas e Jurídicas, mas também com o resultado de suas próprias atividades de arrecadação. Entre as atividades de 2022, foram destaque:

Noite de Massas da Afecc, que reuniu, no dia 27 de setembro, um grupo bastante alegre e solidário. As massas foram preparadas com receitas deliciosas das chefs Toninha De Nadai e Grupo Mãos do Coração, Fabrícia Sarria e Gracinha Brommoschenkel. O evento foi realizado no Hotel Senac e contou com a animação de um Bingo para arrecadar fundos para complementar o recurso necessário para a compra da touca de crioterapia.

Outubro Rosa. O tradicional movimento coordenado no Espírito Santo pela Afecc é outra importante ação a ser destacada. Com o tema Amor que cuida, o Outubro Rosa 2022 fortaleceu a importância do acolhimento e da atenção ao próximo. Além de chamar a atenção para a necessidade da detecção precoce do câncer, foram realizadas mais de 20 palestras voltadas para o esclarecimento a respeito da doença e demais ações para a realização de exames de mamografia.

Ainda dentro das atividades do Outubro Rosa, a Afecc inaugurou o Espaço Mulher. Localizado no Hospital Santa Rita, o local é voltado para as pacientes do SUS em tratamento oncológico. Nesse espaço são realizados curativos nas mulheres submetidas a cirurgias nas especialidades de mastologia, ginecologia e plástica reconstrutora de mama. É um local diferenciado, que oferece mais conforto e proporciona um ambiente ainda mais acolhedor e com mais privacidade. O Espaço Mulher fica no 2º andar do Ambulatório Ylza Bianco.

Artigos Relacionados

RETROSPECTIVA 2022

Ao completar 70 anos de atividades em prol da saúde e do bem-estar, Afecc realiza o maior congresso de oncologia do ES e amplia seus

Ler mais

Afecc recebe doações da PRF

Materiais de higiene pessoal, como xampu, sabonete, pasta e escova de dente foram alguns dos produtos doados, dia 11/11, pela Política Rodoviária Federal (PRF), para

Ler mais