Os participantes do programa de Reabilitação de Mulheres Mastectomizadas (Premma) ganharam uma surpresa na manhã do dia 17 de dezembro, quando comemoravam o final de mais um ano de atividades. O humorista Tonho dos Couros compareceu à confraternização e provocou boas gargalhadas.
A convite da doutora em Enfermagem e coordenadora do Premma, Maria Helena Costa Amorim, o humorista fez uma apresentação especial e voluntária, contando piadas e “causos” muito divertidos.
A animação tomou conta de todos que, após o evento, aproveitaram para tirar fotos com o artista. Como ele não estava caracterizado, poucos o reconheceram, o que possibilitou sua chegada de forma silenciosa e a grande surpresa do dia.
A confraternização de final de ano do Premma foi na própria sala do programa, localizada no ambulatório da Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia.
15 anos de Premma
O evento do dia 17 também marcou os 15 anos do Programa, criado no dia 29 de setembro de 1999 por meio da parceria firmada entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia.
A proposta, informa Maria Helena, é sistematizar o atendimento à pessoa mastectomizada de modo interdisciplinar e fundamentado nas habilidade específicas de cada área do conhecimento em saúde. Há 15 anos, todas as segundas, terças e quartas-feiras são realizados encontros em que se discute em grupo o que desenvolver naquele período.
Dentre os trabalhos realizados estão dinâmicas, imagem corporal, uso de prótese, postura corporal, cuidados com a saúde e o bem-estar, sexualidade, atividades profissionais. O grupo atendido pelo Premma também passa por consultas individuais e em grupo e realiza exercícios de reabilitação para evitar que o membro localizado do mesmo lado da cirurgia (homolateral) fique comprometido.
De acordo com Maria Helena, a pessoa que participa cerca de duas vezes por semana das atividades propostas pelo Programa retorna, em alguns meses, a suas atividades normais sem comprometer o membro homolateral à cirurgia. Muitas pacientes do Premma, inclusive, voltaram ao mercado de trabalho após as oficinas de artesanato realizadas pelo Programa.
O Premma é formado por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, acadêmicos e professores da Ufes que, além do atendimento às pessoas mastectomizadas (que precisaram retirar o seio devido ao câncer de mama), desenvolvem pesquisas relacionadas ao câncer de mama.
Para ser incluído no Premma, o paciente precisa ser encaminhado por profissionais do Hospital Santa Rita de Cássia e estar em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).