XIII Seminário de Voluntários da Afecc – Hospital Santa Rita

XIII Seminário de Voluntários da Afecc – Hospital Santa Rita

Realizado junto com o II Congresso de Oncologia da Afecc – Hospital Santa Rita, no Centro de Convenções de Vitória, o XIII Seminário de Voluntários apresentou as ações realizadas em prol dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital e contou com a oficina (DES)estresse. O Congresso foi de 1 a 3 de setembro, e o Seminário no dia 2.

A Presidente e a Diretora de Voluntariado da Afecc – Hospital Santa Rita, respectivamente, Marilucia Dalla e Renata Pimentel, falaram sobre os resultados e as perspectivas dos projetos e programas sociais desenvolvidos em prol dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Santa Rita. E a Diretora de Relações Institucionais, Léa Penedo, apresentou a palestrante Dra. Regina Chamon, hematologista, especialista em Medicina Integrativa e facilitadora de meditação (Unifesp e Escola Médica de Harvard).

Dra. Regina foi quem realizou a Oficina (DES)estresse, ocasião em que ensinou práticas de autocuidado que ajudam a amortecer o impacto do estresse, tornando o corpo e as emoções menos vulneráveis, auxiliando em condições de saúde e melhorando a qualidade de vida.

“Quando queremos cuidar de nós mesmos, um dos fatores que dificulta é a ausência de tempo. Na correria do dia a dia, somos afetados por pequenas doses de estresse e, quando nos damos conta, já apresentamos sintomas que nem imaginávamos que poderiam ter sido causados pelo estresse”, informa a médica.

Dra. Regina Chamon tem como abordagem o controle do estresse como forma de melhorar a saúde. Ela entende que é possível cuidar de doenças e restabelecer a saúde por meio de práticas de bem-estar.

Durante a oficina foram abordados: O que é estresse? Como ele atua no corpo? Quais os sinais de que o estresse está afetando a pessoa? Técnica respiratória para promover o relaxamento. Estratégias de adaptação ao estresse e Técnica de meditação.

 

Artigos Relacionados

Noite de Massas da Afecc

Esse é um evento com tempero especial: reunião de pessoas com o intuito de somar a corrente de solidariedade da Afecc em prol dos pacientes

Ler mais